Futuros jornalistas lançam jornal temático.
Estudantes de Jornalismo, da
Faculdade Cearense (Fac), realizaram no auditório do Campus I da instituição o lançamento de um jornal temático:
“Jornal InformAção”. Dentre a variedade de temas os alunos escolheram discutir os assuntos relacionados à Criança e ao Adolescente. O evento contou com a participação do Diretor Acadêmico, do Coordenador do curso, da Professora Luana Amorim, que idealizou o projeto, dos alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo e ainda de outros professores que quiseram prestigiar o lançamento.
De forma descontraída e informal os alunos compartilharam as experiências e dificu
ldades enfrentadas para produção do jornal. Um produto totalmente voltado ao universo infanto-juvenil. Reportagens que abordam assuntos como exploração do trabalho infantil, questões ligadas a comportamento, projetos sociais e sobre
exploração e abuso sexual contra criança e adolescente. A Professora Luana Amorim ministrou a disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, de onde surgiu a ideia de produzir o jornal. Além de professora ela também é Coordenadora da
Agência Catavento/Rede ANDI Brasil. Ela está duplamente satisfeita com o lançamento deste jornal. Para Luana, este tipo de iniciativa dentro das faculdades é muito importante. Pois permite a discussão de questões dos direitos da criança e do adolescente em um período de muita importância que é a fase de formação destes alunos. “Acredito que o meu papel foi fundamental na mediação de conflitos e no direcionamento de algumas pautas. O melhor de tudo isso é que os estudantes gostaram e tenho certeza de que serão, dentro em breve, comunicadores mais comprometidos com as causas sociais”, afirma Luana.
Entrevista com Professor o Henrique Rocha - Coordenador do Curso de Jornalismo da FacBlog - Alunos da FAC fizeram lançamento de um jornal temático, voltado à criança e ao adolescente. Qual a importância desta iniciativa?
Prof. - A escolha do tema da criança e adolecente para o jornal demonstra a capacidade dos estudantes em avaliar os assuntos mais relevantes em discussão hoje na sociedade. A abordagem adotada demonstrou amadurecimento na compreensão dos assuntos pautados, destacando as iniciativas da sociedade civil para tratar do tema, além de abrir espaço para os próprios adolescentes exporem suas opiniões.
Blog - Como você avalia o resultado e desempenho dos estudantes?
Prof. - Concretizar um produto jornalístico sempre é um desafio muito grande, principalmente quando se trata de uma atividade desenvolvida a partir de uma disciplina prática na faculdade. O fato da turma ter finalizado o produto já indica o sucesso da inicativa. Porém, não devemos esquecer também que a participação dos estudantes durante todo o processo traz benefícios para o conhecimento e domínio de todas as etapas do processo de elaboração do jornal.
Blog - Quais medidas são adotadas pela instituição para incentivar estas iniciativas?
Prof. - O Curso de Jornalismo da FaC é frequentemente procurado por estudantes e professores interessados em desenvolver projetos experimentais dentro das disciplinas ou como atividade de extensão. Todas as propostas são discutidas junto com os gestores da instituição e temos, ao longo dos últimos semestres, a realização de diversos produtos jornalísticos e atividades de extensão como forma complementar na formação acadêmica dos estudantes.