RSS
Amigos estive afastado, mas estou retornando e comecei a formatar o blog. Logo, logo reinicio os trabalhos!.:)

domingo, 15 de agosto de 2010

Denunciem a ‘Velha Porca’

A criança e o adolescente ganha espaço no horário nobre

Mariana Ximenes interpreta o papel de Clara, a vilã da novela, que quando criança foi explorada por sua avó Valentina. A “velha porca”, como é chamada por clara, dá continuidade ao ciclo explorando sua neta Kelly.

As telenovelas se configuram como um dos programas preferidos dos brasileiros. Passione, novela global, veiculada no horário nobre está apresentando uma conexão com a violência, infância e adolescência.

O tratamento dado para o assunto contribui para potencializar a discussão no âmbito social, comunitário e familiar. Há, de uma forma geral, uma falta de estímulo a qualquer cidadão para denunciar os casos de exploração de crianças e adolescentes. Isto reforça o silêncio e protege os agressores.

As falhas cometidas pela mídia no trato do assunto irão diminuir à medida que a sociedade conhecer e cobrar os direitos de nossas crianças e adolescentes, colocando-os como prioridade absoluta.

Quantas (os) ‘porcas (os)’ estão impunemente explorando crianças e adolescentes? Até quando?
Como denunciar casos de exploração
Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência infanto-juvenil:

Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.
Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

OU DISQUE 100 - O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Mídia e Infância Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes