Encontro abre espaço à temas relacionados à infância e a juventude
A palestra ministrada pela Coordenadora da ONG Catavento (Mídia, infância e juventude) reuniu alunos, nesta quarta-feira (18), dos cursos de Direito, Turismo e Jornalismo da Faculdade Cearense. Esclarecimentos em relação à imagem da criança e do adolescente na mídia e na sociedade foi assunto durante o encontro. Assim como o tema de nossa última postagem: a criança e o adolescente no horário nobre.
O fato é que a abordagem dada a exploração infantil na atual novela das oito, Passione, está distante de ser considerado ideal. Mas, defendo a perspectiva de que utilizar a mídia como aliada é uma alterativa positiva. Na medida em que o tema for aceito na sociedade iremos ter uma cobrança e retornos ainda maiores. A aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e a ampliação do interesse de diversos setores sociais por temas relacionados à infância fez com que a mídia assumisse um papel relevante na discussão de assuntos delicados, como por exemplo a violência sexual.
Atualmente a mídia é reconhecida como instrumento estratégico no combate à problemas sociais. O caminho para evitar a banalização da violência infantil exige muito esforço. Mostrar a população que o problema pode estar próximo, estimular campanhas de denúncias, permitir acesso à informação e esclarecer os direitos e deveres são ações que podem fazer com que os pactos de silêncios sejam rompidos.
0 comentários:
Postar um comentário