RSS
Amigos estive afastado, mas estou retornando e comecei a formatar o blog. Logo, logo reinicio os trabalhos!.:)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O caminho de um leitor começa a partir do ventre

Por Hercília Sombra,
Pedagoga e especialista em psicopedagogia

Sabemos que a partir da gestação no quinto mês já podemos preparar nosso futuro leitor, pois quando contamos histórias sensibilizamos o sistema nervoso do bebê para as pautas lingüísticas, mas também eles demonstram sua comunicação através de remexidas no ventre.
Assim pais não percam esta oportunidade de ler belas histórias para seus bebês.

Nascendo, passamos a incentivar estes com livros de plástico que vai para a banheira, tecido e outros chamados livros brinquedos, que farão parte do baú das brincadeiras. E vamos caminhando para a escola de educação infantil que a família e a professora firmará compromisso da leitura prazerosa das histórias infantis. “A famosa contação de história” onde princesas, príncipes, bichos, monstros, viagens, mãe, pai e outros mais personagens e fantasias se misturam. Este elo entre família e leitura pode acontecer de diversas formas, levando esse futuro leitor a uma biblioteca, um teatro, uma exposição, ao cinema a um evento literário e dando-lhe sempre de presente livros que será compartilhado com uma leitura entre eles, firmando assim um encontro de encantamento neste momento mágico livro e leitor.

O ler desperta para o entender fazendo do leitor um critico, busca sempre mais, levando esse leitor a construí o gosto pela leitura, desvendando mistérios, e descobertas fantástica no mundo dos livros.


Neste mundo dos livros a uma grande responsabilidade de nós educadores no papel de pais, professores e contadores de histórias para despertar dentro de cada criança a curiosidade das imagens, sim porque é a primeira leitura que a criança faz é a das imagens e depois juntando letra por letra formando assim grandes histórias de medos, alegrias e muito mais.

E não esqueçamos que a leitura de mundo precede a leitura de palavras, já afirmava o grande educador Paulo Freire e Um país se faz de homens e livros dito por Monteiro Lobato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Mídia e Infância Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes