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Amigos estive afastado, mas estou retornando e comecei a formatar o blog. Logo, logo reinicio os trabalhos!.:)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Buscando Conceitos

Infância e Adolescencia: estágios de formação

Bom, estive pensando como dar continuidade. E decidi o que postar depois de ler um artigo de Fernanda Martineli e Alessandra Moína. Já que nosso foco é o público infanto-juvenil, resolvi dar continuidade levantando a discussão sobre a construção de conceitos.

Fatores biológicos diferenciam os diversos estágios do ser humano. O infantil é a etapa de formação, de desenvolvimento natural. Segundo Martineli e Moína, o conceito para infância adquiriu representações simbólicas no decorrer da história. Desta forma, destaco o conceito definido por Steinberg e Kincheloe, que acreditam que esta categoria é socialmente construída. E definem criança como: “uma classificação específica de seres humanos que requerem um tratamento especial, diferente daquele aplicado ao adulto.”
Com o desenvolvimento surgem novos conceitos. Segundo alguns autores, como Pereira por exemplo, o conceito moderno de infância se molda com o advento do capitalismo, onde ser criança ainda se traduz na dependência dos adultos.

E a adolescência? Período marcado por transformações: hormônios, mudanças no corpo e uma necessidade de autoconhecimento. Uma busca para entender seu papel na sociedade e compreender quem realmente são. Estes são os adolescentes.
A procura por sua identidade torna a adolescência um período de difícil aceitação de si e das regras impostas à sociedade. O adolescente não é mais criança, porém também não se enxerga como um adulto. Por este motivo preferem, muitas vezes, se isolar ou se aproximar de amigos, que possivelmente estão no mesmo estágio e acabam sendo referências.
Por esta necessidade de referências para construção de sua identidade é que devemos cobrar o papel das instituições socializadoras. Seja ela a família, a escola, a igreja e até mesmo a mídia.


Quer saber mais sobre o assunto?
Consulte a fonte: "Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação". ANDI - Instituto Alana. Brasília, 2009.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Gleilton,

O layout está muito lindo. Combina com sua proposta. Legal a ideia do seu blog! Parabéns!

Anônimo disse...

Coloca o link pro site do Instituto Alana e da ANDI. Bjos.

Gleilton Silas disse...

Amigos foi aberto um espaço onde indico sites relacionados ao tema do blog. Sites com credibilidade e nesta lista estão o do Instituto Alana e ANDI.

Obrigado pelas sugestões.
Gleilton Silas.

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