RSS
Amigos estive afastado, mas estou retornando e comecei a formatar o blog. Logo, logo reinicio os trabalhos!.:)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Discutindo as faces da Violência

Violência
É considerada violência todas as formas de relações, de ações ou omissões realizadas por indivíduos que levem danos físicos, emocionais, morais e espirituais a si próprio ou aos outros. A violência, ainda segundo os autores, se manifesta nas discriminações e preconceitos relacionados à raça, faixa etária, gênero, doença e pobreza. (Souza e Jorge - 2006).
A violência é uma violação dos direitos fundamentais, estando frequentemente presente no âmbito familiar, nas relações interpessoais e institucionais. A vulnerabilidade, presente entre crianças e adolescentes, por se encontrarem em desenvolvimento, as leva a serem as principais vítimas. (Sanchez e Minayo - 2006).

Violência Sexual

É uma violação dos direitos sexuais, porque, abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. (Definição extraída do folder informativo da Campanha Nacional de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes)

Abuso Sexual
Toda ação sexual de um adulto com uma criança que, nessa fase do seu desenvolvimento emocional e intelectual, não tem discernimento para poder consentir livremente tal ação. O adulto-abusador se aproveita, assim, da relação desigual de poder entre um adulto e uma criança para obrigá-la a cooperar. Decisivo aqui é a questão do dever de ocultação do ato, o qual condena a criança ao mutismo, à indefesa e ao desamparo. (Apud. Felizardo, Zürcher e Melo 2006, p.71)
Deve ser levado em consideração características como a intenção do adulto, a coerção da criança para manter o silêncio e a transgressão das regras, papéis sociais dentro do grupo familiar e o ambiente social onde o abuso ocorre: o contexto sociocultural e histórico de sociedades patriarcais.

Exploração Sexual
Caracterizada pelo utilização sexual de crianças e adolescentes com intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico de turismo e turismo sexual. (Definição extraída do folder informativo da Campanha Nacional de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Mídia e Infância Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes