RSS
Amigos estive afastado, mas estou retornando e comecei a formatar o blog. Logo, logo reinicio os trabalhos!.:)

domingo, 9 de maio de 2010

Discutindo a violência

Bullying uma forma comum de violência, mas pouco conhecida.

Todo ato ou omissão praticado contra a criança e o adolescente, seja ele fora ou dentro do ambiente familiar, capaz de gerar dor ou dano físico ou psicológico, é caracterizado como violência. Há várias formas de violência como, por exemplo, a psicológica, a exploração, o abuso sexual, o bullying dentre outros. Tomo como foco, após assistir uma discussão no programa Altas Horas, apresentado pelo Serginho Groisman, uma dessas formas, o bullying.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), ao definir violência, cita o abuso intencional da força física ou do poder que resulta em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) defini o bullying como “atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, de um estudante ou um grupo de estudantes em relação a outro.”

O programa pegou como gancho um caso de uma criança que sofria violência (bullying) por parte de outras crianças, inseridas no seu mesmo grupo social. O assunto nos permite entrar em várias questões. Mas, é através destas iniciativas na mídia que a criança e o adolescente terão mais visibilidade e seus direitos garantidos. Desta forma é importante compreendermos o assunto.
É direito de toda criança e adolescente ter condições básicas para seu desenvolvimento sadio. Assim como, um ambiente familiar e comunitário adequado crescimento.

À Criança e ao adolescente está assegurado, na nossa constituição, o atendimento integral a saúde. Várias são as questões enquadradas na agenda social: educação, saúde, habitação, cultura lazer e inúmeros outros. Estas questões devem ser em atendimento a toda a sociedade. A questão maior é que desde 1990, com a implantação do ECA, torna-se mais clara a obrigação da sociedade e do Estado de assegurar com “prioridade absoluta” os direitos da criança e do adolescente.

Mais...

Se você já foi vítima de bullying compartilhe sua experiência.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Mídia e Infância Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes